Aconteceu na noite de sábado (14) às 20:00Hs na Câmara Municipal de Canudos, mais uma reunião do Fórum de Desenvolvimento Sustentável do município de Canudos. Estiveram presentes representantes de entidades do município e do Estado, como a UNEB, Câmara de Vereadores de Canudos, CODEVASF, DNOCS, presidentes de associações, sindicatos e sociedade organizada em geral participaram do encontro.
Em sua sessão especial realizada neste sábado, o presidente da Câmara Municipal de Canudos, Jilson Cardoso (PMDB) disse acreditar muito no projeto Canudos. Para alguns vereadores de Canudos o projeto já é uma realidade.
Dos mais de 15 mil habitantes, quase 80% da população dependem de programas sociais do governo Federal a exemplo do programa Bolsa Família entre outros. Para Luiz Paulo Neiva, coordenador do Projeto Canudos, o Brasil tem uma divida externa com o município. Ainda segundo levantamento feito pela UNEB, as pessoas carentes e de baixa renda recebem de graça a doação de filés de tilápias que chega a mesa das famílias Canudenses mais necessitadas. Um Kg de Tilápia custa em média R$ 25 reais em Canudos e esse beneficio sai totalmente de graça. O objetivo é diminuir as desigualdades e capitalizar os esforços disse Luiz Paulo Neiva, a redação do Site Carlino Souza.
Durante os discuros, os vereadores mostraram suas indignações e insatisfações por parte da administração. O vereador Beto da 150 (PMDB) lamentou a ausência do prefeito Senoca durante o evento. O parlamentar diz se sentir envergonhado com os descasos que vem acontecendo no município de Canudos.
Antônio Geraldo dos Campos (PMDB) destacou o descaso com a escola pública da comunidade 150. outro assunto importantissimo é o nosso açude, disse Antônio Geraldo. “O açude de Canudos está poluído”. Segundo o vereador, o esgoto do Hospital Genário Rabelo de Alcântara é despejado no açude de Cocorobó. O parlamentar disse ainda acreditar no potencial do projeto Canudos e que a administração deve tomar medidas urgentes para solucionar o grave problema.
Segundo o presidente da Câmara, Jilson Cardoso (PSDB) foi enviado um ofício a EMBASA solicitando a mesma recursos de (6) seis milhões para limpeza do açude.
O coordenador do Projeto Canudos, o professor Luiz Paulo Neiva, lamentou a ausência do poder execultivo no evento. Para Luiz, a UNEB está tentando recuperar a historia de Canudos.
Para o Coordenador do Fórum Lúcio Conceição, a cidade cenográfica de canudos terá mais de 130 casas que terão utilização todos os anos. Cada casa terá seu utilidade. A cidade cenográfica deverá transformar Canudos em destino turístico, atraindo visitantes do Brasil e do mundo, e contribuindo para o desenvolvimento da comunidade local.
Para o representante do Ministério do Trabalho e Emprego, Roberto Marinho, a seca não é a culpada pela pobreza e sim as políticas locais. Canudos é uma terra rica porém não é explorada. "O município é rico e pobre ao mesmo Tempo", disse Roberto Marinho. .
Por: Carlino Souza / Fotos: Carlino Souza
Veja mais fotos do Encontro clicando Aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário